Na Câmara, Felipe Maia afirma ser uma “triste realidade” RN registrar aumento de mil homicídios em 2018

Image is not available

Em audiência com Presidente da Caixa Econômica, bancada do RN discute prejuízos de cancelamento de convênio com Neoenergia

Image is not available

Em audiência com Presidente da Caixa Econômica, bancada do RN discute prejuízos de cancelamento de convênio com Neoenergia

Image is not available

No Ministério da Saúde, Bancada potiguar solicita liberação recursos para Instituto de Medicina Tropical e Núcleo Genômica da UFRN

Image is not available
Arrow
Arrow
Slider
Terça, 15 Maio 2018 20:10

Bancada do RN cobra de Presidente do Incra, titularização e aplicacão de recursos em Projeto de Assentamento Garavelo 

No dia 11 de abril, a bancada do Rio Grande do Norte esteve com o Presidente do Incra Nacional, Leonardo Goes, para discutir a titularização e aplicação de royalites de petroleo, em especial do Projeto de Assentamento Garavelo, localizado em Areia Branca/RN. De acordo com o coordenador da bancada potiguar, deputado federal Felipe Maia (DEM), a pauta já havia sido discutida em uma audiência em fevereiro do ano passado, entre o Incra e a bancada, em Brasília, porém não foi celebrado a ordem de autorização devido aos entraves juridicos que estão no Projeto. 

“O Plano depende da autorização do Incra Nacional, mas há alguns entraves, de ordem jurídica. Os assentados querem ter acesso aos recursos dos royalites para serem investidos em ações para o desenvolvimento de Garavelo. O Presidente do Incra destacou que como ainda não há titularização das terras a liberação dos recursos fica inviável por ainda estar faltando a decisão judicial, pendente no TRF 4, para que o repasse seja feito” disse.

No que se refere aos royalites de petroleo existentes, nos projetos de assentamento do estado do RN, que já estão titulados, foi sinalizado para a bancada que está sendo elaborada uma instrução normativa para que seja resolvida a questão. 

Durante o encontro, os projetos de assentamento com condições de titulação terão a liberação para aplicação dos investimentos de forma imediata, porque foram vencidos os empecilhos que impediam a realização dos trabalhos. Ficamos felizes em saber que essas localidades poderão se desenvolver e terão direito ao uso das terras nesses assentamentos”, destacou.

Estiveram na reunião os deputados federais Felipe Maia (DEM) e Zenaide Maia (PHS), o senador José Agripino Maia (DEM), o deputado estadual Souza Neto (PHS) e a Superintendente Substituta do Incra do Rio Grande do Norte, Leiliane Duarte.