Na Câmara, Felipe Maia afirma ser uma “triste realidade” RN registrar aumento de mil homicídios em 2018

Image is not available

Em audiência com Presidente da Caixa Econômica, bancada do RN discute prejuízos de cancelamento de convênio com Neoenergia

Image is not available

Em audiência com Presidente da Caixa Econômica, bancada do RN discute prejuízos de cancelamento de convênio com Neoenergia

Image is not available

No Ministério da Saúde, Bancada potiguar solicita liberação recursos para Instituto de Medicina Tropical e Núcleo Genômica da UFRN

Image is not available
Arrow
Arrow
Slider
Terça, 24 Outubro 2017 16:19

Bancada do RN cobra a Ministro da Educação repasse de recursos financeiros para as universidades federais

Em audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira, dia 26 de setembro, a bancada federal do RN e o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea, solicitaram o repasse de recursos financeiros da emenda de bancada 2016 e o desbloqueio do orçamentário da emenda de bancada de 2017 a serem direcionados para infraestrutura e aquisição de equipamentos para a Universidade, para os campus de Pau dos Ferros, Carnaúbas e Angicos.

De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM-RN), o Ministério já está há alguns meses em busca do repasse.

“O Ministro nos informou que já foram enviadas cinco solicitações a Secretaria de Governo para a liberação do repasse da emenda de bancada de 2016. No entanto, ainda não foram autorizadas. Estamos na tentativa de conseguir para a Universidade pelo menos 50% do valor previsto, que seria R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e a continuidade das obras que já foram licitadas”, explicou.


Durante o encontro, o reitor da Ufersa, o Pró-Reitor de Planejamento, Professor Alvaro Fabiano e o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, convidaram o Ministro para conhecer as obras e as instalações da Universidade. Para o deputado Felipe Maia, a Universidade precisa de mais atenção do governo federal.


“A Ufersa é uma universidade premiada, a quinta melhor universidade do Nordeste segundo o Inep/MEC. A ideia é valorizar a educação superior do nosso estado. O Ministro foi convidado para conhecer melhor o trabalho da instituição e ver o andamento das obras da Universidade”,  disse.


O parlamentar destacou ainda que a bancada federal aproveitou o encontro para também solicitar o repasse de recursos para outras universidades federais do Rio Grande do Norte.


“Aproveitamos a audiência com o Ministro para atender também as demandas da Universidade do Estado do RN, o Instituto Federal do RN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Vamos encaminhar um pedido para a Secretaria de Governo cobrando a liberação mais ágil do pagamento para que o Mec faça o repasse para as instituições de ensino”, enfatizou.